Sindicalize-se agora!
16 de fevereiro de 2020
MENU 11 3363.3310

28 de março de 2016

Imprimir

Vigilante de 65 anos é assassinado na região da Vila Santista

João Batista Afonso foi morto nessa segunda, quando chegava a um ponto de circular a duas quadras de sua casa

*Bauru – interior de São Paulo

O cenário do crime é uma praça na Vila São Francisco, região da Vila Santista. Era por volta das 6h, quando o vigilante João Batista Afonso, de 65 anos, que morava a duas quadras dali, chegava ao ponto de ônibus existente no local para esperar o circular que o levaria para o trabalho, como acontecia todos os dias. Mas, nessa terça-feira (22), João não chegou ao serviço. O homem foi morto a tiros.

O atirador ainda não foi identificado. Segundo a Polícia Civil, a vítima levou ao menos dois tiros, no rosto e na região do tórax. A tese de latrocínio foi descartada, já que a vítima estava com dinheiro, cerca de R$ 200,00, e o celular quando foi encontrada.

Ele chegou a ser levado ao Pronto-Socorro Central (PSC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. João deixa a esposa e enteados. Ele entra para as estatísticas como o 10.º assassinato cometido neste ano em Bauru (o número inclui homicídios, feminicídios e latrocínio).

O homicídio

O crime aconteceu na quadra 7 da rua João Urias Batista. No local, existe uma praça repleta de árvores, plantadas pelos próprios moradores. Um dos vizinhos do local conta que chegou a ouvir os estrondos provocados por tiros por volta das 6h, mas não saiu de casa por medo.

“Aqui é perigoso. A praça é ponto de tráfico, achamos até que fosse uma briga entre traficantes”, comenta a pessoa, que pediu para não ser identificada. Cerca de dez minutos depois do barulho, essa mesma pessoa diz que ouviu outra vizinha gritando que a vítima era seu João, morador da quadra de baixo.

A esposa do vigilante foi acionada quase ao mesmo tempo em que a Polícia Militar (PM). O circular que João esperava chegou minutos após o disparo. Uma enfermeira que seguia viagem teria descido e tentado reanimá-lo.

Quando a PM chegou ao local, teria encontrado a esposa ao lado da vítima, que ainda agonizava e estava deitada de barriga para baixo. O socorro do Samu chegou na sequência. Os tiros arrancaram uma prótese dentária que vítima usava e que foi encontrada quebrada na rua, posteriormente.

O corpo de João Batista Afonso será enterrado nesta quarta-feira (23), às 8h30, no Cemitério do Jardim Redentor.

Vítima não tinha passagens criminais

João Batista era funcionário da Emdurb e trabalhava no aterro sanitário. Ele não possuía passagens criminais. Para o delegado Kleber Granja, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), no entanto, não há dúvidas de que o crime tenha sido premeditado e que João, inclusive, conheceria seu assassino.

“O autor sabia o horário que ele saía de casa e se aproximou bastante para efetuar os disparos. A mochila que João levava também estava com a carteira e com celular. Uma das teses da investigação é de que esse tenha sido um crime cometido por ódio, ou seja, por motivação passional, mas estamos investigando ainda”, afirma Granja.

Outra linha de investigação considera o passado de um enteado de João, que, segundo a polícia, tinha vínculo com o tráfico de drogas. Segundo o JC apurou, uma pessoa vestida de preto e com touca teria sido vista fugindo do local do crime.

A Polícia Civil afirma, contudo, que nenhuma testemunha se apresentou. “Suplico para que a pessoa que tiver qualquer informação entre em contato conosco por meio do telefone 197. Garantimos o absoluto anonimato”, reforça o delegado.

Fonte: matéria publicada no site JC Net - 28-03-2016 - http://www.jcnet.com.br/Bairros/2016/03/vigilante-de-65-anos-e-assassinado-regiao-da-vila-santista.html

Mais notícias

27 agosto 2019

Ação Coletiva: Mais um acordo é firmado pelo SEEVISSP

Informamos que os vigilantes que laboraram na IF3 Soluções em Segurança LTDA, em que foram constadas irregularidades, terão direito a receber uma indenização, proveniente de uma Ação Coletiva de Trabalho promovida pelo SEEVISSP em favor dos trabalhadores, pelo fato da empresa descumprir cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ao não fornecimento de assistência médica […]
29 julho 2019

13º de aposentados do INSS deve sair no mês que vem

O decreto que antecipa para agosto o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS já está pronto para ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que aguarda conclusão de estudo sobre a disponibilidade orçamentária para autorizar os créditos. A segunda parcela do bônus está programada para ser paga em […]
27 junho 2019

Dieese analisa relatório sobre PEC 06 e publica Nota Técnica

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos faz análise detalhada do relatório apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a PEC 06/2019, editada por Jair Bolsonaro. Para Clemente Ganz Lucio, diretor-técnico do Dieese, houve avanços, mas é preciso estar atento. “Governo e ministro Guedes já sinalizaram que não vão aceitar as mudanças. E podem […]
18 junho 2019

Nota das Centrais Sindicais sobre a greve nacional de 14 de junho de 2019

As Centrais Sindicais, reunidas nesta segunda-feira, 17/06, avaliaram como muito positiva a greve nacional realizada em 14 de junho, que promoveu paralisações em centenas de cidades e em milhares de locais de trabalho, além de atos e passeatas contra o fim da aposentadoria, os cortes na educação e por mais empregos. O sucesso da mobilização […]
+ Notícias

Jornal SEEVISSP

INFORMATIVO DA SEGURANÇA PRIVADA – JANEIRO/2020

Edição
Download Todas edições
Sede
LARGO DO AROUCHE, 307
SÃO PAULO/SP CEP 01219-011
11 3363.3310
Subsede
RUA ANDRÉ LEÃO, 64 - BAIRRO SOCORRO
SÃO PAULO/SP - CEP 04762-030
11 5696.6083