Sindicalize-se agora!
20 de fevereiro de 2018
MENU 11 3363.3310

14 de junho de 2017

Imprimir

Grande rede de eletrodomésticos é condenada após obrigar operadora de caixa a transportar valores

Expondo a trabalhadora a situações de risco, causadoras de medo e estresse, a 1ª Vara do Trabalho de Governador Valadares condenou uma grande rede de eletrodomésticos por danos morais ao obrigar uma operadora de caixa a transportar valores sem o devido preparo para a tarefa.

“Se não quiser, tem pessoas lá fora que precisam do emprego”, foi uma das frases do gerente à funcionária. Sem contratar uma empresa de transporte de valores, uma vez, a operadora de caixa já transportou R$10 mil.

“Empresas que obrigam seus funcionários a transportarem valores sem atender a lei 7.102/83, expõem o empregado a situações de risco e acarreta o pagamento de indenização por dano moral, ainda que ele não tenha sido vítima de assalto”.

É o entendimento da Orientação Jurisprudencial OJ 22 das Turmas do TRT da 3ª Região, que vêm sendo aplicada. Práticas como essa infelizmente são recorrentes – empresários que buscam economizar com a segurança e transferem o risco da atividade aos funcionários. O que acaba saindo muito caro, pois têm como consequência as doenças psicológicas e até a perda de vidas.

A Lei Nº 7.102/83, que rege a segurança privada no país, estabelece que o transporte de valores de 7 até 20 mil Ufis deve ser realizado em carro com a presença de dois vigilantes. Caso o valor ultrapassa de 20 mil Ufis, o transporte deve ser realizado em carro-forte, com pelos menos quatro vigilantes armados.

A CONTRASP repudia a conduta da empresa negligenciando a segurança e colocando todos os envolvidos em risco iminente. É preciso acabar com essa sujeira, que representa vários casos no Brasil, em que empresários visam apenas o lucro, mesmo que custe a vida dos seus trabalhadores.

 

Fonte: CONTRASP - http://contrasp.org.br/noticia/grande-rede-de-eletrodomesticos-e-condenada-apos-obrigar-operadora-de-caixa-a-transportar-valores

Jornal SEEVISSP

Informativo Segurança Privada – Outubro 2017

Edição
Download Todas edições
Sede
LARGO DO AROUCHE, 307
SÃO PAULO/SP CEP 01219-011
11 3363.3310
Subsede
RUA ANDRÉ LEÃO, 64 - BAIRRO SOCORRO
SÃO PAULO/SP - CEP 04762-030
11 5696.6083