Sindicalize-se agora!
21 de novembro de 2019
MENU 11 3363.3310

27 de agosto de 2012

Imprimir

Bancos desrespeitam lei que proíbe celular em SP

A lei municipal de São Paulo que proíbe a utilização de telefone celular dentro de agências bancárias completa um ano hoje, mas muitos bancos ainda ignoram a determinação.

A regra foi aprovada para diminuir os assaltos a clientes que sacam dinheiro.

Na última semana, a reportagem esteve em 60 agências nas cinco regiões da capital, dos bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, HSBC e Santander. Em todas elas, simulou ligações de até dois minutos e envio de mensagem.

Do total de agências visitadas, somente em 17 os funcionários abordaram a reportagem e pediram para interromper a ligação simulada. E apenas a agência do HSBC no Cambuci (região central) impediu o envio de mensagens.

Em 16 delas, não havia placas sinalizando a proibição do celular e, em outras nove, elas não estavam visíveis.

A lei restringe o uso de celulares em espaços de movimentação financeira, como agências bancárias, caixas eletrônicos e similares, em toda a capital paulista.

FISCALIZAÇÃO

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o uso do aparelho móvel é fiscalizado por 700 fiscais, com a ajuda dos funcionários das agências.

A regra prevê multa de R$ 2.500 pelo descumprimento, valor que dobra no caso de reincidência. Com relação aos casos apontados pela reportagem, a secretaria diz que as subprefeituras vão fiscalizar as agências citadas.

PODER DE POLÍCIA

Todos os bancos afirmam que cumprem a lei. Banco do Brasil, Santander e HSBC disseram ainda que vão reforçar as orientações nas agências.

A Caixa Econômica Federal diz que deu recomendações para seus funcionários sobre a norma, mas afirma não ter "poder de polícia" para garantir a proibição. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não respondeu.

Fonte: Folha S.Paulo

Mais notícias

19 novembro 2019

Bom dia CONTRASP

Edição 501 de 2 de janeiro de 2019. Acesse o link e confira as edições do boletim eletrônico da CONTRASP. Bom Dia CONTRASP
27 agosto 2019

Ação Coletiva: Mais um acordo é firmado pelo SEEVISSP

Informamos que os vigilantes que laboraram na IF3 Soluções em Segurança LTDA, em que foram constadas irregularidades, terão direito a receber uma indenização, proveniente de uma Ação Coletiva de Trabalho promovida pelo SEEVISSP em favor dos trabalhadores, pelo fato da empresa descumprir cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ao não fornecimento de assistência médica […]
29 julho 2019

13º de aposentados do INSS deve sair no mês que vem

O decreto que antecipa para agosto o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS já está pronto para ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que aguarda conclusão de estudo sobre a disponibilidade orçamentária para autorizar os créditos. A segunda parcela do bônus está programada para ser paga em […]
27 junho 2019

Dieese analisa relatório sobre PEC 06 e publica Nota Técnica

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos faz análise detalhada do relatório apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a PEC 06/2019, editada por Jair Bolsonaro. Para Clemente Ganz Lucio, diretor-técnico do Dieese, houve avanços, mas é preciso estar atento. “Governo e ministro Guedes já sinalizaram que não vão aceitar as mudanças. E podem […]
+ Notícias

Jornal SEEVISSP

INFORMATIVO DA SEGURANÇA PRIVADA – OUTUBRO/2019

Edição
Download Todas edições
Sede
LARGO DO AROUCHE, 307
SÃO PAULO/SP CEP 01219-011
11 3363.3310
Subsede
RUA ANDRÉ LEÃO, 64 - BAIRRO SOCORRO
SÃO PAULO/SP - CEP 04762-030
11 5696.6083